01 jul Prisão de Ventre (constipação intestinal)
Uma duvida muito comum entre as mães e pais é a ‘‘prisão de ventre’’ ou constipação intestinal .
Qual é a causa da constipação intestinal?
Tem fatores hereditários, alimentares, emocionais, alterações na motilidade intestinal e episódios de evacuações dolorosas.
Como saber se a sua criança é constipada?
DICA: Sempre observar os sinais de constipação na criança, como:
• – Fezes duras
• – Fezes em forma de ‘‘bolinhas’’
• – Fezes cilíndricas com rachaduras
• – Dor ou dificuldade para evacuar
• – Eliminação de fezes calibrosas que entopem o vaso
• – Frequência de evacuação menor que 3-4x por semana
Se apresentar alguma alteração descrita acima, deve ser feita uma melhor investigação pelo pediatra, com uma história detalhada, exame físico e se necessário exames laboratoriais.
Tem constipação em recém nascidos?
Quando um recém nascido ou um lactente (ate os 2 anos) apresenta prisão de ventre, merece uma atenção especial, sempre deve passar por uma avaliação medica.
ATENÇÃO! Existe uma FALSA constipação, em lactentes amamentados EXCLUSIVAMENTE EM SEIO MATERNO (sem nenhum outro tipo de leite), que evacuam a cada 2 ou 4 dias.
E como saber se não é uma constipação verdadeira?
DICA:
-Se depois de 2-4 dias sem fazer cocô, quando evacua, as fezes forem macias, sem dor ou esforço, então é NORMAL!
-Se as fezes forem duras, com dor ou esforço, então pode se tratar de uma
constipação verdadeira.
E se tiver constipação verdadeira?
Alguns sinais como: eliminação das primeiras fezes do recém nascido, se a constipação começou após a introdução de leites artificiais ou de alimentos como trigo, se o bebê NÃO AMAMENTA, podem nos orientar a pensar em uma cosntipação veradadeira.
Alguns sintomas de uma constipação verdadeira são: dor abdominal recorrente, vômitos, sangue nas fezes, infecções urinárias frequentes e perda de urina ou fezes nas roupas.
Em crianças que estão no período de desfraldamento, é comum o aparecimento da constipação, devido a que a criança fica com medo de evacuar na roupa.
DICA: Começar o desfraldamento quando a criança já tenha controle esfincteriano, quer dizer quando já avise e segure as fezes ate chegar ao banheiro.
DICA: Providenciar um apoio para os pés da criança enquanto ela está sentada no vaso sanitário e ajustar o tampo para o tamanho da criança. Muitas vezes a criança tem medo de cair dentro do vaso e isto dificulta a evacuação.
O tratamento uma constipação engloba orientações aos pais e a criança , treinar o hábito intestinal normal ,orientações alimentares, e outros tratamentos dependendo da causa.
A constipação intestinal é uma condição desconfortável para qualquer criança, e deve ser diagnosticada precocemente para garantir uma melhor qualidade de vida para nossas crianças.
Dra. Alejandra Antezana
No Comments