Cefaleias na infância?

Cefaleias na infância?

Para quem nunca ouviu falar, a cefaleia (dor de cabeça) é uma das queixas mais frequentes na infância e adolescência, geralmente pouco valorizada pelos pais e familiares, inclusivo pelos médicos e pelos propios pacientes.
As causas da famosa dor de cabeça podem ser secundarias (por infecção ou trauma), ou primarias (migranea ou cefaleia tipo tensional).
Mais vamos ao que nos interessa, as CEFALEIAS PRIMARIAS, que são as dores de cabeça mais frequentes das crianças, já que as secundarias são um tema que discutirei com vocês em outra oportunidade (também é um tema muito interessante e abrangente).
As dores de cabeça primarias, são as que mais dor de cabeça dão ao pediatra, já que não tem um motivo especifico. E como explicar para os pais, que essa dor de cabeça que o seu filho tem é porque o corpo dele mesmo decidiu aquilo?
Mais nem tudo esta perdido, existem alguns critérios que nos ajudam a diagnosticar os dois tipos de dor de cabeça primaria, que são a CEFALEIA TIPO TENSIONAL ( por estresse) e a MIGRANEA (enxaqueca).
CEFALEIA TIPO TENSIONAL
Dura 30 minutos a 7 dias
Localização bilateral
Aperta
Intensidade fraca-moderada
Não agrava com atividade física
Não tem vomito
Incomodo com a luz

MIGRANEA ( ENXAQUECA)
Dura de 1 a 3 dias
Localização uni ou bilateral
Pulsa (igual um coração)
Intensidade moderada a forte
Agrava com atividade física
Nauseas e vômitos
Incomoda luz ou barulho
Quando tem aura : formigamento, dormência, perda visual temporária e outros

As dores de cabeça primarias, principalmente as migraneas (enxaquecas) podem afetar a qualidade de vida da criança, e chegar a interferir em todas as atividades da mesma. Por isso, se a sua criança estiver apresentando algum destes sintomas ou tiver dores de cabeça “ estranhas”, por favor não duvide em consultar um pediatra, ao invés de automedicar o seu filho. Depois de tudo ele merece uma vida de qualidade e bem estar.

Dra. Alejandra Antezana

No Comments

Post A Comment